Perguntas Frequentes

A Prefeitura de Simolândia funciona de Segunda a Sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Os telefones para contato são: (62) 3488-1009 / (62) 3488-1010. Você também pode acessar a seção “Telefones da Prefeitura” em nosso site para contatos de departamentos específicos.

Você pode nos seguir no Facebook e Instagram. Os links estão disponíveis na seção “Nos siga nas Redes Sociais” em nosso site.

Use a Ouvidoria Municipal para denúncias, reclamações ou sugestões. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: ouvidoria@simolandia.go.gov.br

Também disponível o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) no site oficial.

Sugestões podem ser enviadas através da Ouvidoria Municipal, pelo e-mail ouvidoria@simolandia.go.gov.br, pelo telefone (62) 3488-1009 ou usando o formulário disponível no site da Prefeitura. Sua participação é muito importante para melhorarmos continuamente.

Secretarias e Departamentos

A Secretaria Municipal de Saúde está localizada na Rua Rui Barbosa, Quadra 16, Lote 08, Setor Centro. O telefone para contato é (62) 3488-1009 e o e-mail é saude.simolandia@gmail.com. O horário de atendimento é de Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho está localizada na Rua 04, Quadra 14, Lote 7/8, Setor Jardim Brasil. O telefone para contato é (62) 3488-1009 e o e-mail é smassimolandia@gmail.com. O horário de atendimento é de Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

A Ouvidoria Municipal pode ser acessada através da seção “Fale Conosco” em nosso site ou diretamente no link “Ouvidoria”. Você também pode comparecer pessoalmente à Prefeitura ou ligar para os telefones gerais: (62) 3488-1009 / (62) 3488-1010.

Serviços ao Cidadão

A guia do IPTU pode ser emitida através do site da Prefeitura, na seção “SERVIÇOS”, clicando em “Emissão de Guias de IPTU”. Caso tenha dificuldades, você pode comparecer pessoalmente à Secretaria de Administração e Finanças, localizada na Prefeitura Municipal.

Para esclarecer dúvidas sobre o valor do IPTU, acesse a seção “Emissão de Guias de IPTU” no Portal de Serviços do site ou entre em contato com a Secretaria de Administração e Finanças. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: financas@simolandia.go.gov.br

Para solicitar a revisão do valor do IPTU, é necessário protocolar um requerimento na Secretaria de Administração e Finanças, apresentando documentos que justifiquem o pedido, como laudo de avaliação ou comprovantes de área construída. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: financas@simolandia.go.gov.br

Para solicitar a Certidão Municipal, acesse a seção “SERVIÇOS” em nosso site e clique em “Emissão de Certidão de Débitos” ou, no caso de imóvel, ‘’Emitir Certidão para o Imóvel’’. Você também pode solicitar pessoalmente na Secretaria de Administração e Finanças, localizada na Prefeitura Municipal.

A certidão negativa de débitos pode ser solicitada na Secretaria de Administração e Finanças ou através do site da Prefeitura, na seção “Emissão de Certidão de Débitos”. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: financas@simolandia.go.gov.br Atendimento: Segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h às 17h.

Para validação de Alvará, acesse a seção “SERVIÇOS” em nosso site e clique em “Validação do Alvará” ou compareça à Secretaria de Administração e Finanças, localizada na Prefeitura Municipal.

A NFS-e pode ser emitida através do sistema online disponível no site oficial da Prefeitura de Simolândia. Acesse: www.simolandia.go.gov.br → Serviços → Nota Fiscal Eletrônica Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de Finanças: E-mail: financas@simolandia.go.gov.br

Para se cadastrar como emissor de Nota Fiscal Eletrônica, acesse o Portal de Serviços no site da Prefeitura, clique em “Nota Fiscal Eletrônica” e siga as instruções para novo cadastro. Será necessário informar dados da empresa, como CNPJ, inscrição municipal e informações do responsável.

Para recuperar a senha de acesso ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, acesse o Portal de Serviços no site, clique em “Nota Fiscal Eletrônica” e utilize a opção “Esqueci minha senha”. Siga as instruções enviadas para o e-mail cadastrado ou entre em contato com a Secretaria de Administração e Finanças. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: financas@simolandia.go.gov.br

Para consultar o andamento de processos, acesse a seção “SERVIÇOS” em nosso site e clique em “Andamento de Processos”. Será necessário informar o número do protocolo. Você também pode obter informações diretamente na Secretaria onde o processo foi protocolado.

Para protocolar documentos ou requerimentos, compareça à recepção da Prefeitura ou à Secretaria específica relacionada ao assunto, durante o horário de atendimento. Alguns protocolos também podem ser realizados online através do Portal de Serviços.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar os gastos públicos através do Portal da Transparência, acessando a seção “Portal da TRANSPARÊNCIA” em nosso site. Lá estão disponíveis informações sobre despesas, receitas, folha de pagamento e outras informações financeiras do município.

As obras podem ser acompanhadas pelo Portal da Transparência, no link “Obras”. Acesse: simolandia.go.gov.br → Portal da Transparência → Obras

Os convênios firmados pela Prefeitura podem ser consultados na seção “SERVIÇOS”, clicando em “Publicação de Convênios”, ou através do Portal da Transparência.

As Portarias Municipais estão disponíveis para consulta na seção “SERVIÇOS”, clicando em “Portarias”, ou diretamente na Secretaria de Administração.

O SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) é um canal criado pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) para que qualquer cidadão possa solicitar informações públicas. Você pode acessá-lo na seção “OUVIDORIA” do site.

Licitações e Contratos

Licitação é o procedimento administrativo para contratação de serviços ou aquisição de produtos pela Administração Pública. Para participar, você deve acompanhar a publicação dos editais na seção “Portal da Transparência”, clicando em “Licitações e Contratos”, ou entrar em contato com a Secretaria de Administração e Finanças.

Dispensas de licitação são situações previstas em lei onde a administração pública pode contratar diretamente, sem necessidade de processo licitatório. Para consultar as dispensas de licitação realizadas, acesse a seção “Portal da Transparência” e clique em “Dispensas e Inexigibilidades de Licitação e seus Documentos e Itens’’ ou consulte o Portal da Transparência.

O Sistema de Registro de Preços (SRP) é um procedimento especial de licitação para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens para contratações futuras. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Administração e Finanças.

Saúde

A vacinação é feita nas unidades básicas de saúde do município. Para saber o local mais próximo: Telefone da Secretaria de Saúde: (62) 3488-1009 E-mail: saude.simolandia@gmail.com Horário: Segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h às 17h.

Para obter a lista completa dos postos de saúde com endereços e horários de funcionamento, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou acesse a seção “Saúde” no site da Prefeitura. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: saude.simolandia@gmail.com

Educação

As matrículas são realizadas diretamente nas escolas municipais ou na Secretaria Municipal de Educação. É necessário apresentar documentos como RG/CPF do responsável, certidão de nascimento da criança, comprovante de residência e histórico escolar (quando aplicável). Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: prefeitura@simolandia.go.gov.br

Para obter a lista completa das escolas municipais com seus respectivos endereços e níveis de ensino, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação ou acesse a seção “Educação” no site da Prefeitura. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: prefeitura@simolandia.go.gov.br

Serviços Urbanos

Para solicitar a troca de lâmpada em sua rua, entre em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Urbanos pelo telefone (62) 3488-1009 ou compareça pessoalmente à Prefeitura Municipal.

Sim, para solicitar a poda de árvores, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Urbanismo pelo telefone (62) 3488-1009 ou pelo e-mail secretariademeioambientebbr@gmail.com.

Entre em contato com a Secretaria de Infraestrutura ou Meio Ambiente. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: prefeitura@simolandia.go.gov.br Endereço: Praça das Flores, nº 001 – Centro

Meio Ambiente

As licenças ambientais devem ser solicitadas na Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Urbanismo. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: secretariademeioambientebbr@gmail.com

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Procure a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Secretário: Edimilson Pereira dos Santos Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: prefeitura@simolandia.go.gov.br Endereço: Praça das Flores, nº 001 – Centro

A assistência técnica para produtores rurais pode ser solicitada na Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Rural. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: prefeitura@simolandia.go.gov.br

Assistência Social

Para obter informações sobre programas sociais, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho pelo telefone (62) 3488-1009, pelo e-mail smassimolandia@gmail.com ou compareça pessoalmente no endereço: Rua 04, Quadra 14, Lote 7/8, Setor Jardim Brasil.

Para se cadastrar em programas sociais do governo, compareça à Secretaria de Assistência Social e Trabalho com seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e dos demais membros da família. A Secretaria está localizada na Rua 04, Quadra 14, Lote 7/8, Setor Jardim Brasil.

Procure a Secretaria de Assistência Social e Trabalho para programas sociais, auxílio a famílias em vulnerabilidade e encaminhamentos. Endereço: Rua 04, Quadra 14, Lote 7/8 – Setor Jardim Brasil Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: smassimolandia@gmail.com

A Secretaria de Assistência Social oferece capacitações através de parcerias com SENAI, SENAR e outras instituições. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: smassimolandia@gmail.com

Previdência Municipal

O FUMPRESI está localizado na Praça das Flores, n° 001, Centro, Simolândia, Goiás. O telefone para contato é (62) 3488-1009 / (62) 3488-1010 e o e-mail é fumpresi@hotmail.com. O horário de atendimento é de Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Para obter informações sobre aposentadoria municipal, entre em contato com a Secretaria de Previdência – FUMPRESI pelo telefone (62) 3488-1009 / (62) 3488-1010, pelo e-mail fumpresi@hotmail.com ou compareça pessoalmente na Praça das Flores, n° 001, Centro.

Evento e Turismo

A programação de eventos pode ser acompanhada pelo site oficial da Prefeitura, nas redes sociais oficiais ou pelos murais informativos na cidade. Para eventos maiores como a festa da cidade, aniversário do município ou festas tradicionais, também divulgamos em rádios locais.

Informações sobre pontos turísticos podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Urbanismo. Telefone: (62) 3488-1009 E-mail: secretariademeioambientebbr@gmail.com

Canais Digitais

Sim, a maioria dos serviços disponíveis no site da Prefeitura pode ser acessada por dispositivos móveis.

Sim, diversos serviços podem ser realizados 100% online, como emissão de certidões, consulta de débitos, emissão de guias de IPTU e ISS, entre outros. Acesse o Portal de Serviços em nosso site.

No site da Prefeitura, estão disponíveis os seguintes portais:

  • Portal do Cidadão: para serviços destinados à população em geral
  • Portal do Servidor: para informações e serviços aos servidores municipais
  • Portal do Governo: para informações sobre a administração municipal
  • Portal da Transparência: para acesso a informações sobre gastos públicos e ações do governo
  • Portal de Serviços: para acesso a diversos serviços online oferecidos pela Prefeitura

Emergências

Para emergências de saúde, contate o SAMU pelo 192. Para segurança pública, contate a Polícia Militar (190). Para denúncias de incêndio, contate o Corpo de Bombeiros (193).